Assessoria de imprensa: o que é e por que ter?

A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de comunicação desenvolvidos para as organizações.

A assessoria de imprensa consiste na intermediação do relacionamento entre organizações ou pessoas e veículos da imprensa. O objetivo principal da atividade é a conquista de exposição espontânea positiva na mídia.

Quer saber mais? Então leia o artigo abaixo para conhecer os principais aspectos dessa atividade e as razões para a sua relevância.

Uma relação é algo que se constrói. Com a mídia não é diferente, e esse preceito vale para o relacionamento de pessoas e organizações com a imprensa. Por meio da assessoria de imprensa, é possível obter um entendimento assertivo sobre o perfil desse público, formado basicamente por jornalistas.

Esse é o primeiro passo para se estabelecer uma relação sólida e consistente com esses profissionais. Uma vez identificados os jornalistas de interesse, é o momento de abordagens inteligentes e perenes a esse grupo, de forma que alimente e preserve esse relacionamento no médio e longo prazos.

A ideia da construção de um relacionamento com a mídia sugere o entendimento de uma evolução do modelo tradicional de assessoria de imprensa. Ao longo dos anos, as agências de comunicação vêm aprimorando seus produtos e serviços em sintonia com esse processo de evolução.

O mercado de comunicação corporativa acompanha, se transforma e evolui no ritmo das novas tecnologias digitais e das redes sociais, na mesma medida das demandas do mercado. Porém, isso não quer dizer que a atividade de relacionamento com a mídia esteja superada, muito pelo contrário.

Mídia tradicional x redes sociais

Por mídia tradicional entenda-se os jornais, revistas e emissoras de tv e rádio, além dos veículos online, incluídos formadores de opinião dos veículos com abrangência nacional, regional e especializada. Na busca de alcançar espaço nesse grupo, não é raro que empresas e organizações abram concorrência para a contratação de serviço específico de assessoria de imprensa.

Embora as redes sociais venham alcançando crescente poder de alcance, tanto em penetração quanto em abrangência, o fato é que a mídia tradicional ainda se mantém no mais alto nível de confiança do público. Além disso, o segmento também vem fazendo sua transição para o ambiente digital, tanto no Brasil quanto no mundo.

Em suma, independentemente de a mídia ser online ou offline, o mais importante é identificar a relevância do jornalista e do veículo dentro da estratégia de comunicação da organização ou da marca.

Mídia espontânea como objetivo

A assessoria de imprensa visa a conquista de mídia espontânea por meio do relacionamento de organizações ou pessoas em geral com jornalistas de veículos de imprensa. Essa exposição na mídia é considerada espontânea porque não é paga, como os anúncios publicitários. Por isso, a exposição espontânea transmite valores intangíveis que o anúncio publicitário dificilmente traz, tais como credibilidade, transparência, liderança e competência, entre outros.

Esse registro ‘espontâneo’ pode ser alcançado por meio de uma reportagem, nota em coluna, entrevista ou artigo de opinião, por exemplo. O resultado é atingido a partir de uma atuação estratégica de divulgação junto a esse público formado por profissionais de imprensa, selecionados conforme a área de atuação e o perfil do veículo.

Nesse sentido, o trabalho da assessoria de imprensa tem como princípio o desenvolvimento de pautas, que são formadas pelos tópicos principais das notícias sobre a organização a serem oferecidas aos jornalistas de interesse. Para que a pauta cumpra o seu objetivo por meio da geração de mídia espontânea, a pauta precisa atender dois requisitos fundamentais.

Um deles, é que seja reconhecida como notícia pelo jornalista com o qual se busca o relacionamento. O outro é corroborar uma ou mais mensagens-chave consideradas estratégicas para a organização.

O que é notícia, afinal?

Notícia é um conceito jornalístico que tem como propósito identificar a relevância de uma determinada informação ou evento. Em um contexto de múltiplas informações e acontecimentos, cabe aos editores dos veículos de comunicação estabelecer os parâmetros sobre aquilo que será publicado com base nesse conceito.

Existem pelo menos três aspectos editoriais fundamentais levados em consideração para a definição do que é notícia:

1. Ser inédita e romper com o habitual
  2. Ser relevante, com impacto na vida de muitas pessoas
  3. Ter alcance social, ou seja, envolver tema ou personagens conhecidos

Há diversos outros critérios que levam uma informação ou evento a ser considerado notícia, conforme o perfil do profissional de imprensa ou a área de atuação do veículo. Nesse sentido, o relacionamento com jornalistas é um aspecto relevante no entendimento das informações a serem trabalhadas para quem uma determinada pauta exerça apelo jornalístico. Ao mesmo tempo, a notícia precisa corroborar uma mensagem-chave estratégica para a organização.

Mensagens-chave no relacionamento com a mídia

As mensagens-chave são as informações consideradas mais relevantes para uma organização e, consequentemente, aquelas sobre as quais se quer chamar a atenção sobre o tema tratado. Em resumo, é a mensagem-chave que consolida e expressa as principais ideias da organização.

Um bom relacionamento com a imprensa é um fator decisivo para as organizações ampliarem o alcance de suas mensagens-chave em seus diversos públicos de relacionamento. As atividades de divulgação de notícias e de contato com jornalistas, exercidas pelas assessorias de imprensa, propiciam difusão de conteúdo de interesse a lutas e causas, informação de pessoas, formação de opiniões e eliminação de preconceitos.

Ao mesmo tempo, esse trabalho é crucial porque viabiliza o direcionamento de mensagens-chave, seja em ações proativas ou reativas de divulgação, seja em situações de crise. Dessa forma, podem funcionar como uma bússola que orienta a organização em todas as suas frentes de comunicação.

Existem inúmeras técnicas para a identificação e a construção de mensagens-chave. Uma delas é a Casa de Mensagens, metodologia que permite o encadeamento das informações a serem transmitidas por meio de uma representação visual.

Nesse conceito, o telhado da casa é a mensagem principal, ou seja, a afirmação que a organização quer fixar entre os seus mais diversos públicos de interesse. Esse telhado se apoia em mensagens que podem ter apelo racional e/ou emocional. Assim como as fundações de uma casa, dados, números, personagens e estudos dão suporte a toda essa estrutura.

O processo de construção pode e deve ser realizado por meio da imersão nos materiais institucionais da organização, a ser complementada em entrevistas individuais com os principais porta-vozes sobre macro temas. Nesse contexto, é importante a produção de material de perguntas e respostas, que precisa ser permanentemente alimentado e atualizado.

Casa da Mensagem: Ferramenta para estruturar posicionamentos

Treinamento de porta-vozes para a imprensa

Uma vez definidas e estruturadas as mensagens, é hora de treinar os principais executivos a fim de capacitá-los como porta-vozes para que enderecem as mensagens-chave da organização de forma objetiva e clara em entrevistas a jornalistas. Neste caso específico, não se trata de um modelo tradicional de Media Training, em que geralmente a agência coloca os porta-vozes na mesma página sobre o entendimento do atual cenário da mídia, traça o perfil do jornalista, apresenta cases de gestão de crises, entre outros pontos.

Trata-se de um treinamento customizado, com foco na capacitação dos porta-vozes para que enderecem as mensagens-chave, previamente elaboradas e estruturadas em dados, referências e estudos e alinhadas ao posicionamento estratégico da organização ou marca.

Assim como falar em público, o diálogo com jornalistas é uma habilidade a ser desenvolvida com a prática. Trata-se de uma oportunidade de transmitir os ideais e os valores da organização. Por isso, é preciso se preparar para gerar empatia e prender a atenção do interlocutor.

Gestão de crises e jornalismo

Há casos em que é necessário prever e adotar também um modelo de gestão de crises voltado para o relacionamento com a mídia e para as redes sociais. As menções negativas exigem respostas cada vez mais rápidas à imprensa, considerando inclusive o timing das mídias sociais.

O primeiro passo é mapear situações que são previsíveis e podem impactar a reputação da empresa, organização ou governo. Para isso, é essencial estabelecer um monitoramento ativo e qualificado nesses ambientes que permita traçar e executar um plano de ação e reação eficaz que dilua e minimize o impacto na imagem do cliente.

Portanto, não basta implementar ferramentas de monitoramento de mídia (imprensa e redes sociais) com cobertura adequada e confiável. É essencial um acompanhamento fino e uma análise crítica da exposição de mídia para uma avaliação mais assertiva e estratégica. O tempo de resposta é fator relevante, mas não é o único. Mais importante é a forma como a empresa/organização se posiciona e responde diante de uma situação de crise.

Como a Alter interage com a mídia

Geração de mídia espontânea, gestão de crises, Casa de Mensagens, treinamento de porta-vozes. Para que tudo isso tenha resultados, é preciso visão sistêmica, principalmente no contexto das mídias digitais. É isso o que a Alter oferece a partir do conceito de comunicação com visão sustentável.

Construir e conservar uma reputação sustentável do negócio em meio a tantos aspectos a serem observados é um desafio que exige soluções customizadas e integradas. A partir de diagnósticos setoriais e levantamento de informações obtidas com o cliente, a equipe da Alter analisa riscos e oportunidades e elabora planos de comunicação com base em uma visão sistêmica.

Com foco nos objetivos estratégicos do negócio, são construídas mensagens-chave a serem trabalhadas em diferentes formatos, sejam eles tradicionais ou digitais. O processo também envolve treinamento customizado de porta-vozes que sejam acessíveis e capazes de transmitir credibilidade nas informações fornecidas.

O que fazemos:

• Curadoria de notícias
  • Análise de mídia
  • Produção de conteúdo customizado
  • Assessoria de imprensa
  • Media training
  • Gerenciamento de crises
  • Planejamento estratégico e produção de conteúdo em diversos formatos para redes sociais, sites, blogs e newsletters
  • Desenvolvimento de websites para melhor experiência do usuário
  •  Planejamento de Search Engine Optimization (SEO) para melhor desempenho de conteúdo de websites nas ferramentas de busca
Escreva um comentário