Jornalismo de resistência na Amazônia

Jornalismo de resistência na Amazônia

“Antenas da Floresta – a saga das TVs da Amazônia” é uma obra que fazia falta no país. Trata-se do primeiro, até o momento único, documento jornalístico sobre uma realidade complexa de centenas de mini e pequenas emissoras de TVs da região amazônica. Quase todas pertencentes a políticos, empresários, igrejas. Mas há também as dirigidas por jornalistas autodidatas, que produzem programas diários para a população local.
O tema virou pauta nas mãos da jornalista Elvira Lobato, autora do livro. Destemida, para ela não há obstáculos a uma boa matéria. Foi assim quando pegou o carro e percorreu, em três expedições, mais de 5 mil quilômetros por terra por estados da Amazônia Legal, onde colheu depoimentos diversos de telespectadores, proprietários das pequenas emissoras, repórteres, apresentadores, entre eles ex-garimpeiros, ex-trabalhadores rurais.
Profissional renomada, Elvira andou pelo interior do Mato Groso, Maranhão, Tocantins e Pará. E encontrou cidades pequenas e até simples povoados com duas ou mais TVs. Vale a pena conhecer esse lado surpreendente do Brasil.

Dica enviada por Lívia Ferrari

Escreva um comentário